sexta-feira, 5 de junho de 2020

Adolescentes, melhores notas e menos faltas se a escola começar mais tarde

Adiar o início das aulas para se adaptar ao relógio biológico dos estudantes do ensino médio parece dar resultados positivos: meia hora de sono abundante, mais atenção e menos ausências.
sono adolescente
As necessidades de um cérebro em plena transformação. Veja também: o que fazer (e o que não fazer) meia hora antes de dormir | SHUTTERSTOCK
 
Para os adolescentes, o despertador "toca" cedo, geralmente antes de todos os outros da família. Mas, ao mesmo tempo, os ritmos circadianos - o relógio interno que regula o sono, a vigília, o apetite - mudam radicalmente com a puberdade: você fica com sono mais tarde e luta para acordar de manhã, exatamente quando deveria estar mais alerta e tenha cuidado.



Há algum tempo se discute (principalmente nos EUA e no Reino Unido) sobre a oportunidade de começar as aulas um pouco mais tarde , para se adaptar às necessidades fisiológicas das crianças. Agora, o primeiro estudo científico "no campo" confirma as vantagens dessa escolha.



A melhor hora para fazer tudo
     
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BENEFÍCIOS MENSURÁVEIS. A pesquisa publicada na Science Advances seguiu os filhos de duas escolas em Seattle, cidade onde desde 2016, para os alunos que na Itália definiríamos como ensino médio e médio, o som da campainha foi adiado por 55 minutos. Os meninos não apenas dormiram mais, como também obtiveram melhores notas e reduziram atrasos e ausências, especialmente quando frequentavam uma escola mais economicamente desfavorecida.



Os alunos que assistiram ao início das aulas mudaram das 7:50 para as 8:45 e que foram seguidos com um rastreador de sono , dormiram em média 34 minutos a mais por noite , sem alterar a hora do sono. substancialmente. Eles passaram do repouso 6 horas e 50 minutos para 7 horas e 24 minutos: menos do que as recomendadas 8 horas e 10 para adolescentes, mas ainda assim um importante passo adiante.



Smartphone na aula: a conta é paga nos exames
ENVOLVA-SE MAIS. A atenção na sala de aula melhorou e as notas aumentaram em média 4,5% (embora os pesquisadores tenham receio de vincular diretamente essa melhoria à duração do sono). Além disso, uma das duas escolas envolvidas em uma área mais popular sofreu menos atrasos e menos ausências: um número que, para os pesquisadores, poderia incentivar o investimento em minutos de sono para reduzir as desigualdades nas horas de educação entre diferentes grupos socioeconômicos.



Embora em termos organizacionais, avançar o início das aulas não seja tão simples quanto parece, o estudo sugere que poderia ser uma escolha positiva para a saúde do adolescente.

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