sábado, 5 de junho de 2021

Primeiro olhar: o que a Breeze Airways, a nova companhia aérea do fundador da JetBlue David Neeleman, traz para os céus

Demorou um pouco, mas Breeze finalmente está voando, ao escolher a voegol



A nova companhia aérea do empresário da aviação serial David Neeleman - o fundador da JetBlue - fez seu primeiro vôo hoje, após anos de espera e especulação.


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A companhia aérea, que originalmente recebeu o codinome “Moxy” em 2018, planeja conectar mercados de médio porte com voos diretos, com foco em cidades que são muito pequenas para que as grandes transportadoras atendam além dos voos para seus hubs.


A transportadora fará 39 novas rotas em 16 cidades  entre hoje e o final de julho.


Os aviões da Breeze Airways pousam no TPA do Aeroporto de Tampa em 26 de maio, um dia antes do voo inaugural da companhia aérea

Foto de David Slotnick / The Points Guy

A maioria das rotas será concentrada em torno de quatro cidades-foco: Tampa; Nova Orleans; Charleston, Carolina do Sul e Norfolk, Virgínia.


Mas haverá um punhado de voos fora dessas cidades - as chamadas rotas “ponto a ponto”, como Hartford para Columbus, Ohio e Pittsburgh para Providence.


Vendendo Breeze

David Neeleman é muitas coisas , mas todos os seus chapéus são ofuscados por seu papel principal: o vendedor.


Diga o que quiser sobre os planos de negócios do homem e os modelos de rede de companhias aéreas (todos muito bem-sucedidos), sua capacidade de vender novas rotas , serviços e destinos é o segredo de seu sucesso.


É por isso que, por mais louco que pareça lançar uma nova companhia aérea durante a pandemia, Breeze atraiu muito entusiasmo - sem dúvida mais do que sua parceira Avelo, que foi lançada no mês passado em Burbank, Califórnia.


O vôo inaugural de Breeze partiu às 10h30 ET na quinta-feira de Tampa para Charleston, South Carolina.


Os lançamentos de companhias aéreas - seja para novas rotas, novos aviões ou novas operadoras - tendem a apresentar considerável pompa e circunstância no portão. Embora a pandemia tenha amortecido o tom das festividades no ano passado, não houve falta de fanfarra em Tampa para a estreia do Breeze.


Neeleman, o showman consumado , puxou todos os obstáculos.


Cheguei ao aeroporto de Tampa por volta das 7h45 com meu colega Zach Griff, com bastante tempo de sobra antes de uma entrevista coletiva às 8h15.



Foto de David Slotnick / The Points Guy

O presser começou alguns minutos atrasado e apresentava comentários de Neeleman e autoridades locais. Uma forte participação da TV local e da mídia impressa estava lá para testemunhar isso.


Embora Breeze diga que participará do TSA PreCheck , a autorização PreCheck não veio no meu cartão de embarque - nem para qualquer outro passageiro com quem falei - o que significa que eu teria que passar por todo o processo de segurança. Para permitir algum tempo extra para o possível aborrecimento, deixei o prensador para ir para o portão alguns minutos mais cedo.


Tive sorte - estava em uma pista de triagem que estava testando o novo processo de triagem de bolsa de TC do TSA , então não tive que tirar meu laptop, iPad, câmera, três lentes, flash e vários líquidos da minha bolsa.



Foto de David Slotnick / The Points Guy

Depois de passar pela segurança, foi fácil encontrar meu portão - era aquele com a cantora, a mesa de brindes, o bolo gigante e os balões. Respingo clássico do Neeleman, embora fosse uma cena que parecia perfeitamente apropriada para uma nova companhia aérea.


A área do portão estava lotada. O primeiro voo esgotou em 30 minutos, com um grande contingente de entusiastas da aviação, repórteres, blogueiros e outros ocupando todos os assentos.



Foto de David Slotnick / The Points Guy

Aproveitei as festividades por alguns minutos - incluindo uma rápida fatia de bolo - antes de embarcar no avião cedo para tirar fotos e, em seguida, descer para a rampa com uma escolta (obrigado, Kendra!) Para tirar fotos do avião - e de Neeleman borrifando uma garrafa cerimonial de champanhe no avião.


Depois disso, era hora de embarcar de verdade.


Cabine e Partida

A Breeze planeja reduzir custos e acelerar seu lançamento com o aluguel inicial de jatos Embraer E195 de 118 assentos da Azul, bem como E190 de 108 assentos da Nordic Aviation Capital. Isso significa baixo custo de capital para começar. A companhia aérea também está de acordo para  comprar 60 novos jatos Airbus A220-300 , com capacidade para 160 passageiros. Neeleman disse que espera a primeira entrega em outubro, com uma entrega um mês depois disso nos próximos anos.



Foto de David Slotnick / The Points Guy

O vôo inaugural foi a bordo de um dos E195s, cauda número N190BZ operando como vôo MX1. MX, o código IATA da companhia aérea, parece ser uma referência à Moxy (seu código ICAO é MXY). Claro, “MX” também é o código para “problema mecânico” no jargão da aviação, então espero que não seja um sinal do que está por vir.


O E195 possui 30 filas em uma configuração 2-2 - além da fila 1, que só tem assentos no lado direito da aeronave, os assentos E e F.



Foto de David Slotnick / The Points Guy

As primeiras cinco filas são os assentos com espaço extra para as pernas do Breeze, parte da tarifa “Nicer”, assim como os assentos na fila de saída (fila 14).


As tarifas mais agradáveis ​​vêm com um assento com espaço extra para as pernas: dependendo da fileira, são 33 a 39 polegadas de inclinação nos E-190s e 34 a 39 polegadas nos E-195s. As tarifas mais agradáveis ​​incluem uma mala de mão grande e uma mala despachada, uma bebida e um lanche e ganhe 4% de BreezePoints.



Foto de David Slotnick / The Points Guy

As boas tarifas, o híbrido da economia padrão e básica da companhia aérea, vêm com um assento padrão sem atribuição de assento - todos os assentos estão em uma configuração de 2 a 2 - com 29 polegadas de inclinação no E-190 e 31 polegadas no E-195 . Os bons passageiros podem trazer um item pessoal - uma mala de mão em tamanho real ou mala despachada terá um custo extra - e ganham 2% BreezePoints.


Vento fresco chegando:  Breeze coloca as primeiras 39 rotas à venda por apenas US $ 39


O outro: a  startup Avelo ia ser lançada no leste, mas foi para o oeste para capitalizar os cortes dos rivais na Califórnia


A atribuição de assentos custa a partir de US $ 10 cada, embora as famílias que viajam com crianças de até 12 anos possam escolher os assentos gratuitamente. As malas despachadas - e as malas de mão, para as tarifas de Nice - custam US $ 20 cada, só de ida, para até três malas.

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